É impossível passar por uma vida sem ao menos em algum momento sentir-se em estado de vazio, apatia, solidão, medo, ou qualquer que seja o sentimento de desconforto que o valha. Contudo a pergunta que teima em não calar e ecoa nesse vazio: "O que fazer com esses sentimentos?" A melhor resposta seria: "Procure um psicólogo!". Eu de preferência, mas se eu não estiver por perto, algum outro que seja indicado por alguém de sua confiança.
Estamos tratando aqui da "depressão". Que é causada em grande parte dos casos pela não realização do "desejo". Óbvio que isso é linguagem técnica. Mas podemos citar algumas estereótipos que causam-na. Talvez o mais importante, a perda abrupta de um "porto seguro", aquilo que mantinha a estabilidade de um universo pessoal ou mesmo de um coletivo. A perda do emprego, cônjuge, amigos, parentes, falecimentos, perdas em geral. Neste momento gostaria de enfatizar outras perdas, como a de identidiade, e a de referencial, em que o sujeito se reconhece pela construção e credibilidade com que erigiu sua personalidade e suas crenças, romper com estas, pode ser perigoso e em alguns casos fatal.
O sistema de pensamento linear e mecanicista parece promover a vida vegetativa do cérebro, acomoda e sustenta a estagnação de muitos engendrados neste. Desta forma, qualquer nova descoberta pode abalar este pequeno mundinho artificial construído por uns poucos apenas para que estes possam continuam a sustentar a piramide...
Bom meus queridos leitores, agradeço a atenção e os mais de 200 acessos em apenas uma semana!!!
Pense: onde você está na piramide???
Interessante...
ResponderExcluirEscrevi um texto sobre o tédio no meu Blog (Rotina e Tédio, quando um encontra o outro)... fala um pouco da depressão como fruto de um tédio persistente, porque afinal de contas as vezes o vazio nem é percebido como vazio, mas como falta de algo que valha a pena, como uma simples falta de vontade de fazer as coisas... Não estou dizendo aqui de uma depressão branca aprsentada pelo Green, mas apenas por uma falta de sentido, pela falta de um outro desejo que movimente a pessoa a um objetivo diferente do que já está tentando alcançar...
Gostei dos textos...
Abraços
www.mclmarco.blogspot.com
Agradeço imensamente a atenção e o apreço por meus textos, com certeza o legado e a disseminação de cultura e especialmente questões que tragam reflexões e crescimento às pessoas também é seu objetivo! Fico feliz por seus comentários. Já o estou seguindo e se puder colaborar ajudando a divulgar este canal, agradeço mais que demais. Abraços!
ResponderExcluir